perguntas
frequentes

Certificação

Onde eu encontro o selo do INMETRO?

Todas as cadeiras de carro Young são certificadas pelo INMETRO de acordo com a NBR14400:1999. O selo holográfico se encontra na estrutura da cadeira, embaixo ou atrás do assento dependendo do modelo do produto.

exibir

Cinto de Segurança

A criança consegue se soltar dos cintos da cadeira. O que fazer?

É necessário ajustar o sistema de cintos de segurança da cadeira de forma que não haja espaço livre entre eles e o corpo da criança, uma folga de um dedo é suficiente para que seu filho esteja confortável e seguro. Desta forma a criança terá mais dificuldade de livrar-se deles. Segurança e movimento livre dentro do veículo são incompatíveis. De acordo com a NBR14400:1999 não é permitido acrescentar componentes como presilhas extra na altura do peito devido à necessidade obrigatória de se poder retirar a criança com um único clique do dispositivo em caso de acidente.

exibir

As tiras do cinto estão com comprimento diferente, por quê?

Tiras dos cintos com comprimento diferente uma da outra podem indicar posicionamento incorreto do sistema. Verifique na parte de trás do dispositivo se as tiras não estão torcidas ou presas em local indevido. Se o problema persistir entre em contato com o revendedor do produto ou com o SAC Young: sac@youngbr.com.br ou (11) 29857131

exibir

O que eu devo fazer se o meu filho abrir o cinto da cadeira?

Neste caso recomendamos que você pare o veículo imediatamente em local seguro, feche a fivela e explique para a criança que ela não pode abri-la e o porquê. O movimento e o esforço necessários para abrir a fivela são determinados pela norma NBR14400:1999 e não podem ser modificados, já que os agentes de salvamento são treinados para abrí-las rapidamente em caso de acidente.

exibir

Compra

Posso adquirir uma cadeirinha usada?

De acordo com a norma NBR14400:1999 não é permitido utilizar cadeirinhas usadas já que não se sabe a quais esforços ela foi submetida anteriormente. Entretanto, se você adquiriu uma cadeira nova e quiser que seu outro filho utilize, entendemos que isso seja viável desde que essa cadeira não tenha sido submetida a nenhuma batida/impacto.

exibir

Posso comprar os produtos diretamente da Young?

Sim, as compras podem ser feitas no nosso site através do link: www.youngbr.websiteseguro.com/loja/

exibir

Cuidados e Manutenção

Como devo limpar a cadeirinha do meu filho?

Você pode usar um aspirador de pó e se preciso for, limpe com um pano úmido. Caso o tecido necessite de lavagem, lave com  à mão com sabão neutro e não use alvejantes (veja etiqueta com as instruções de lavagem no tecido da cadeira).
Para retirar o tecido,  libere as tiras do cinto do conector de metal, passe as tiras pela parte da frente do tecido. Solte os botões de pressão e tiras de elástico. Remova o tecido da cadeira. Guarde todas as partes e peças para montar novamente após a lavagem. 

exibir

Minha cadeira apresentou defeito. Como devo proceder?

Procure o revendedor do produto ou entre em contato com o nosso SAC através do atendimento online http://www.youngbr.com.br/atendimento-online.php ou e-mail sac@youngbr.com.br. Sua cadeira será trocada ou consertada de acordo com o caso e as condições de garantia.

exibir

Posso lavar o tecido da cadeira?

Sim. Lave com  à mão com sabão neutro e não use alvejantes (veja etiqueta com as instruções de lavagem no tecido da cadeira). Para retirar o tecido,  libere as tiras do cinto do conector de metal, passe as tiras pela parte da frente do tecido. Solte os botões de pressão e tiras de elástico. Remova o tecido da cadeira. Guarde todas as partes e peças para montar novamente após a lavagem. 

exibir

Escolha da cadeira

Em caso de acidente, posso fazer uma revisão ou sou obrigada a trocar a cadeirinha?

É indispensável que a cadeira seja trocada em caso de qualquer acidente, seja ele grave ou leve e não tenha causado danos visíveis ao produto. Também é necessária a troca inclusive se a criança não estiver no produto. Como não existe um teste específico para verificar se a cadeirinha ainda está em perfeitas condições de uso não temos como saber se a estrutura está comprometida ou se irá agüentar mais uma colisão. 

exibir

Meu filho é recém nascido, que tipo de cadeira devo utilizar? E quando ele crescer?

A indicação de uso dos assentos sempre é feita de acordo com o peso. Crianças que tenham de 0 a 13 kg devem ser transportadas de costas para o movimento, em assentos que sejam indicados para este grupo. Depois dos 9 kg, as crianças já podem passar a ficar de frente para o movimento.
Após os 15 Kg, elas podem utilizar o produto com o cinto do carro, com ou sem o encosto da cadeira. E aos 22 Kg podem utilizar o produto sem o encosto da cadeira. 

exibir

Qual o melhor assento para o meu filho?

O “melhor” assento para seu filho é aquele que melhor se adapta ao tamanho e peso dele, que  possa ser instalado corretamente em seu carro e que possua o selo de aprovação do INMETRO. Quando encontrar um assento que goste, experimente-o! Instale em seu veículo e coloque a criança nele, assim, poderá verificar se está devidamente ajustado e seguro. Não esqueça: o teste de instalação é indispensável! 

exibir

Quando trocar o bebê conforto por uma cadeirinha?

Recomendamos manter a criança em um bebê conforto voltado para trás o maior tempo possível, devido ser esta a posição mais segura e normalmente confortável. Enquanto a cabeça da criança estiver totalmente apoiada sobre o encosto do bebê conforto recomendamos manter este dispositivo. O comprimento das pernas da criança não importa neste caso. As cadeiras de carro instaladas de frente para o movimento somente poderão ser utilizadas por crianças que pesem mais que 9 quilos. 

exibir

Garantia

A partir de que data a minha garantia está valendo?

A garantia estará valendo a partir da data da compra do produto, ou seja, a data que consta na nota fiscal ou cupom fiscal. Para cadastrar o seu certificado, acesse http://www.youngbr.com.br/garantia.php

exibir

Como faço para enviar o meu certificado de garantia?

O certificado poderá ser enviado por correio para Rua Dr Antônio Bento, 560 Cj 205 – Santo Amaro – SP – CEP: 04750-001 ou cadastrado no site http://www.youngbr.com.br/garantia.php

exibir

O que cobre a garantia do produto?

A garantia de 2 anos é para defeitos de fabricação. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Young. 

exibir

Instalação

As cadeiras de Carro Young podem ser instaladas em qualquer veículo?

Nossas cadeiras de carro são desenvolvidas na modalidade ´universal´ de acordo com a NBR14400:1999. Isso significa que elas atendem a maioria dos veículos equipados com cinto veicular de 3 pontos - de acordo com a norma ECE R16 (com comprimento de cinto 108cm) - posição e distância entre os bancos. Entretanto alguns veículos podem ter características diferentes. Consulte o manual do veículo, o fabricante ou o revendor para saber se ele está preparado para acomodar cadeirinhas do tipo ´universal´. Recomendamos testar a instalação da cadeira antes de comprá-la.

exibir

Como deixar o assento bem fixo e seguro no meu carro?

É muito importante que todas as instruções do manual do produto sejam seguidas. Além disso, certifique-se de que, ao instalar a cadeira, a folga do cinto de segurança do seu carro seja completamente retirada. A cadeira pode se mover no máximo 3 cm de um lado para o outro. Disponibilizamos um vídeo em 3D que o auxiliará na instalação https://www.youtube.com/watch?v=B_Cs59wmT5A

exibir

Meu automóvel só possui cinto de segurança de 02 pontos. Posso instalar a cadeirinha?

Até o momento, todos os modelos de dispositivos de retenção certificados pelo INMETRO só possuem instalação em cinto de segurança veicular de 03 pontos. Porém de acordo com a deliberação nº 100 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), nos veículos que tenham apenas o cinto abdominal no banco de trás, o transporte de crianças com idade inferior a 10 anos poderá ser realizado no banco dianteiro do veículo com o uso do dispositivo de retenção adequado (bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação). 
Caso seu veículo não possua este tipo de cinto em nenhum dos bancos, o ideal é que verifique com o DENATRAN como proceder. 

exibir

Meu carro possui airbag. Posso instalar normalmente a cadeirinha de segurança?

Sim. Mas o airbag deve estar sempre desativado onde a cadeirinha for instalada (consulte o manual do veículo ou procure uma concessionária). 

exibir

O apoio de cabeça do banco do carro compromete a instalação da cadeirinha?

Para que a cadeira de carro esteja corretamente instalada, o apoio de cabeça do banco do veículo não deve interferir de forma alguma com o encosto da cadeira. Se você perceber que isto acontece, retire o apoio de cabeça do banco. 

exibir

Posso instalar a cadeira no banco da frente do veiculo?

Cadeiras e bebês conforto podem ser instalados no banco da frente caso não seja possível instalar atrás. O banco de trás é preferível. Um bebê conforto só pode ser instalado no banco da frente se não houver airbag ou se você tem certeza de que ele está desativado. Para crianças maiores, caso haja airbag na posição frontal, recomendamos afastar o banco o máximo possível para longe do painel.

exibir

Qual o local mais seguro para instalar o assento de segurança?

O local mais seguro é no banco traseiro, onde tenha cinto de segurança veicular de 03 pontos, de acordo com o manual do produto.

exibir

Leis de transito

A partir de quando esta resolução passou a vigorar e qual a penalidade para o seu descumprimento?

Desde o dia 01 de setembro de 2010. E para quem descumprir, a multa aplicada será de R$191,54 e 07 pontos na CNH e a retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada (segundo o art° 168 do CTB). 

exibir

O uso de dispositivos de retenção (assentos de segurança) é obrigatório para crianças no Brasil? Por quê?

Sim, segundo a resolução 277 do CONTRAN de maio de 2008, o uso de dispositivo de retenção para crianças que tenham menos que 7 anos e meio tornou-se obrigatório, e seu não cumprimento passa a ter aplicação de multa “Gravíssima” com 07 pontos na CNH. Além disso, estudos da AAP – Academia Americana de Pediatria - mostram que o uso adequado de cadeirinhas tem até 71% de eficiência na prevenção de fatalidades atribuíveis a acidentes de carro e 67% da prevenção de ferimentos que necessitam de hospitalização, não há estatísticas no Brasil. 

exibir

Tenho uma pickup. Como devo transportar meu filho?

O ideal é que crianças de até 10 anos sejam transportadas em bancos traseiros, no assento de retenção devidamente instalado. Mas de acordo com a  Lei, quando isso não é possível a criança pode ser transportada no banco da frente, desde que esteja no dispositivo de retenção instalado adequado ao peso e altura da criança, com o banco bem posicionado para trás e com o airbag desativado.
RESOLUÇÃO N.º 277 , DE 28 DE MAIO DE 2008
Parágrafo único: Excepcionalmente, nos veículos dotados exclusivamente de banco dianteiro, o transporte de crianças com até dez anos de idade poderá ser realizado neste banco, utilizando-se sempre o dispositivo de retenção adequado ao peso e altura da criança”

exibir

Utilização

A partir de qual idade pode-se remover o apoio de cabeça e o redutor interno?

O apoio de cabeça e o redutor interno aumentam o conforto e a segurança da criança recém-nascida. Não há um momento específico para removê-los. Observe a posição da criança ao longo do seu crescimento e retire-os quando achar que a criança estará melhor sem eles.

 

exibir

A partir de quantos anos meu filho pode usar a cadeira Yper sem encosto?

Todos os produtos Young são certificados pelo INMETRO e por isso, a indicação não é feita por idade e sim por peso, para saber detalhes sobre um produto específico, você deve acessar o manual de instruções clicando no link http://www.youngbr.com.br/upload/instrucoesYG7.pdf

exibir

Crianças podem ser transportadas sem cinto de segurança?

De acordo com a RESOLUÇÃO 277 DE 28 DE MAIO DE 2008, crianças de até 7,5 anos ou menores que 1,45m devem ser transportadas em dispositivos de retenção (bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação) adequados para seu peso e idade, em veículos equipados com cintos de 3 pontos. Crianças maiores podem sentar-se diretamente sobre o banco traseiro do veículo e utilizar o cinto de segurança de adulto.

exibir

Meu filho já é maior que 1,45m, ele ainda precisa usar o booster ou assento de elevação?

Não, mas de acordo com a RESOLUÇÃO 277, de 28 DE MAIO DE 2008 crianças com até 10 anos devem ser transportadas no banco traseiro, utilizando o cinto de 3 pontos do veículo.

exibir

Por quanto tempo posso deixar meu filho na cadeira sem interrupção ou descanso?

Não é aconselhável deixar a criança por muito tempo sem necessidade em carrinhos, bebês conforto ou cadeirinhas. A criança precisa movimentar-se para fortalecer e desenvolver estruturas ósseas e musculares entre outras. Entretanto, não há problema de eventualmente realizar uma viagem longa. Neste caso, recomendamos parar para descanso de 2 em 2 horas, retirar a criança da cadeirinha e permitir que ela se movimente com liberdade por 15 minutos antes de continuar o trajeto.

exibir

Porque transportar os bebês de costas para o movimento?

O peso e tamanho da cabeça dos bebês é desproporcional ao resto do corpo. Os músculos do pescoço ainda não estão fortes o suficiente para aguentar o peso da cabeça, é necessário mantê-la apoiada para proteger a coluna e o sistema respiratório. Se o bebê for transportado de frente, em caso de colisão, podem haver lesões graves nesta região. Transportar o bebê de costas fará com que o impacto seja distribuído de forma mais segura ao longo de suas costas.

exibir

Posso colocar meu filho em um assento de elevação sem o encosto?

Sim, mas recomendamos a utilização do encosto sempre que possível, por ser importante para aumentar a segurança da criança principalmente em caso de impacto lateral.

exibir

Posso utilizar cadeirinha no avião?

As cadeiras de carro Young foram submetidas a testes para utilização em veículos. Não há regras internacionais para utilização de cadeirinhas em aviões. Para bebês de 0 a 13 kg utilizar um bebê conforto tornará o transporte aéreo mais confortável e seguro. Consulte previamente a companhia aérea sobre condições de embarque e a tripulação da aeronave a respeito de como instalar corretamente.

exibir